protese de silicone

Cirurgia Plastica de Aumento dos Seios com protese de silicone - protese de mama

>A Cirurgia de Protese de Silicone para Aumento dos Seios

SUA CONSULTA COM O CIRURGIÃO PLÁSTICO

Protese SiliconePara o sucesso da sua cirurgia plastica de inclusão de prótese de silicone nos seios , é preciso que se tenham esclarecido durante a consulta de avaliação, todas as dúvidas da paciente candidata ao implante de prótese de mama de silicone. O cirurgião plástico e a paciente,através do auxílio de arquivo de fotos, ilustrações, exemplos, etc..., devem discutir bastante a respeito do tamanho provável da prótese de silicone, o perfil da prótese silicone, a melhor via de colocação, cicatriz, possíveis complicações, etc... Para saber mais sobre esses assuntos clique nos links abaixo: indicações da Cirurgia Plástica de Mama e tipos de prótese de silicone .

A CIRURGIA DE IMPLANTE DE PRÓTESE DE SILICONE NOS SEIOS

Vias de acesso cirúrgico

A escolha da via de acesso para inclusão da prótese de silicone na mama irá influenciar apenas na qualidade da cicatriz resultante ao final da cirurgia, pois a via escolhida não interfere no resultado em termos de forma, tamanho da prótese de silicone, etc... O cirurgião plástico deverá discutir com a paciente, a respeito dos prós e contras de cada uma das vias de acesso cirurgico disponíveis, antes de tomar a decisão. As vias de acesso para colocação das próteses de silicone nos seios podem ser: axilar, infra-mamária ou areolar.

cicatriz protese silicone

Axilar:
a cicatriz fica escondida na região da axila e, fica portanto, imperceptível. Geralmente a prótese de silicone é implantada abaixo do músculo. Como o risco de hematomas e equimoses (áreas arroxeadas) é maior nessa via de acesso, bem como alterações de sensibilidade e assimetria mamária, seu uso é bastante restrito na atualidade.
Areolar:
A cicatriz cirúrgica irá se localizar dentro da região areolar, na metade inferior. Essa via possui uma cicatriz de boa qualidade, a qual geralmente fica imperceptível, porém é reservada apenas para pacientes com aréolas de maior diâmetro, com pelo menos 3cm de diâmetro e/ou para próteses pequenas, alem de possuir o risco elevado de levar a alterações na sensibilidade mamaria (fato que provoca rejeição pela maioria das pacientes).
Sulco
infra-mamário:
A cicatriz irá ficar posicionada no sulco infra-mamario (sulco abaixo das mamas). É a via mais utilizada pela maioria dos cirurgiões plásticos, devido a facilidade do procedimento e do menor índice de complicações. Possui a vantagem do descolamento não passar pelo tecido mamário. É a via mais rápida quanto a duração da cirurgia, porém é a que requer maior atenção e cuidado em relação a qualidade da cicatriz, que geralmente não ultrapassa 4,0 a 5,0 cm de extensão (saiba mais sobre cicatriz da cirurgia de protese de silicone na mama ao final dessa página).

 

Como é a cirurgia para o implante de protese de silicone nos seios ?

Clique no link do vídeo no Youtube e veja como é realizada um implante de silicone nos seios.

** Atenção: O video acima contém cenas de cirurgias e são mantidas por terceiros no site YOUTUBE.com , de modo que não nos responsabilizamos por seu conteúdo. Apenas providenciamos o link para o mesmo**

- depois de definida a via de acesso para inclusão do implante de silicone, a pele é incisada no local previamente marcado.
- a gordura e o tecido mamário são também incisados até que se atinja o plano subglandular, ou seja, um plano que fica abaixo do tecido mamário, porem situado acima do músculo peitoral (ver figura da esquerda).
- é criada então uma loja (espaço) onde será colocada a prótese silicone na mama. Esse espaço é sempre 10 a 20% maior do que o tamanho da prótese de silicone para se evitar a formacão de dobras e para que a prótese mamária de silicone possa se acomodar na melhor posição possível (ver figura da direita).

protese silicone

- posteriormente o cirurgião é realiza a hemostasia, que é a cauterização dos vasos sanguíneos para que não haja um sangramento posterior , de forma a evitar o risco de formacao de hematomas.
- nesse momento,o cirurgião plastico poderá testar alguns moldes de protese de silicone de diferentes tamanhos, de modo a verificar qual melhor se adapta ao biotipo da paciente.
- o próximo passo é o implante das próteses de silicone nas lojasmamarias previamente descoladas e é realizado o fechamento por planos ate chegar na pele.

protese mamaria

· As próteses de silicone nos seios são geralmente colocadas um pouco acima da sua posição ideal visando compensar a ação da gravidade, pois as próteses têm a tendência de cair com o passar do tempo, principalmente após os seis primeiros meses da cirurgia de implante de prótese de mama.

Portanto, se colocarmos as próteses de silicone em sua posição ideal, após cerca de 3 a 6 meses essas mamas estarão um pouco caídas. Essa queda será maior, quanto maiores forem as próteses de silicone e quanto mais flácido seja o tecido mamário da paciente. O cirurgião plástico deve analisar detalhadamente esses aspectos e explicar para a paciente que haverá essa hiper correção e que ela sentirá que a prótese mamária de silicone ficou um pouco mais alta do que deveria, no primeiro mês. Dessa forma, quando o tecido mamario ceder a prótese de mama irá cair para sua posição ideal.

 

Os planos para implantação das próteses mamarias de silicone

As próteses mamárias de silicone podem ser inseridas acima ou abaixo do músculo peitoral. A via cirurgica localizada abaixo do músculo, é chamada de via submuscular,e é reservada para aquelas pacientes que possuem pouquíssimo ou quase nenhum tecido mamário, já que tendo pouco tecido para cobri-las, as próteses de silicone podem ficar muito evidentes e com contornos bastante "marcados" dando aquele aspecto característico “de prótese”.

cirurgia plastica aumento seios fotos
protese mama fotos
via subglandular x submuscular
caso para indicação via submuscular


Curativo após a cirurgia de protese de silicone

Tipos de anestesia

A anestesia para a cirurgia de implante de prótese de mama de silicone pode ser local com sedação venosa, peridural ou anestesia geral. Cada um dos tipos de anestesia apresenta suas vantagens e desvantagens. Seu médico e seu anestesista devem discutir com a paciente qual a mais conveniente para o seu caso, de acordo com os resultados dos exames pre-operatorios.


A Cicatriz na Cirurgia de Implante de Protese de Silicone nos Seios

Entre os "temores" mais comuns das pacientes candidatas à colocação de prótese de mama de silicone, temos: a escolha do tamanho certo da protese de mama e a anestesia utilizada, mas talvez o maior deles seja no que se refere à cicatriz resultante da cirurgia.

Antes de falarmos sobre as cicatrizes da cirurgia de implante de prótese mamária de silicone, vamos esclarecer alguns pontos a respeito do processo normal de cicatrização.

Qualquer ferida, quando fechada, através de sutura ou espontaneamente, irá formar uma cicatriz. Dependendo da região do corpo e do tamanho da mesma, a cicatriz poderá se tornar mais ou menos evidente, porém TODA cirurgia irá gerar uma cicatriz. Desse modo tratamentos milagrosos pós-cirúrgicos NÃO EXISTEM. Na cirurgia plástica tentamos minimizar as cicatrizes escondendo-as em dobras naturais, dentro dos cabelos, etc...porem a cicatriz sempre existirá mesmo que de forma mais discreta .

Veja agora como se segue a cronologia normal do processo de cicatrização com implante de protese de mama pela via areolar:

- dia seguinte à cirurgia: fina linha pouco perceptível (foto1)
- entre 1 e 3 meses: a cicatriz fica mais avermelhada e/ou grossa (cicatriz hipertrófica) - (foto2)
- entre 3 a 6 meses: melhora de 50% desse processo de vermelhidão e com 6 meses, a cicatriz tende a voltar ao que era com 1 ou 2 meses de cirurgia – (foto 3)

- de 6 meses a 1 ano: evolução de 80% da cicatriz – foto 4
- entre 1 e 2 anos: tempo final para o processo de cicatrização, ou seja, uma cicatriz pode evoluir e melhorar sua aparência até 2 anos após a cirurgia de implante de protese de silicone – foto 5 (aspecto final da cicatriz).

cicatriz da cirurgia de protese silicone

Cicatriz na Via inframamária

silicone
ao final da cirurgia
1 mês
3 meses
1 ano depois

Porém, o perfil de cicatrização irá variar de paciente para paciente, ou seja, uma mesma cirurgia, realizada pelo mesmo cirurgião, com o mesmo tipo e fio de sutura, pode resultar em uma cicatriz imperceptível numa paciente, enquanto em outra poderá gerar uma cicatriz que fique mais evidente, hipertrófica ou ate um quelóide. A cicatriz hipertrófica é aquela que fica avermelhada e alta, podendo ser tratada através de medicação tópica e evoluir de forma favorável, porém levando um pouco mais de tempo de que a cicatriz normal.

fotos protese de silicone
cicatriz hipertrófica (3 meses)
após tratamento(1 ano)

A cicatriz da cirurgia de implante de protese de silicone nos seios, conforme já falamos no subtópico vias de acesso, pode ficar na aréola, embaixo dos seios ( inframamaria) ou nas axilas. Já que não utilizamos a via axilar em nossa clinica, não temos experiência suficiente para falar na cicatriz desse modo de abordagem, mas comparando a cicatriz areolar (ao redor da aréola) com a cicatriz inframamária (no sulco abaixo dos seios), notamos um resultado estético um pouco melhor em relação a via inframamária, embora a via areolar traga consigo maiores complicacoes como o risco de diminuicao da sensibilidade na região areolar. A cicatriz inframamária deve ser a menos extensa possível (em torno de 4,0 cm de comprimento) e deve ser posicionada discretamente acima do sulco, para que não fique aparente caso o biquíni suba um pouco ao levantar os braços.

Quanto à cicatriz na aréola, a mesma deve ser realizada cerca de 1 a 2 milímetros dentro da aréola (foto da direita) e não ao redor da mesma, no tecido entre a pele e a aréola (foto da esquerda) para não perder a tênue transição t característica da região areolar ( aquele aspecto “ esfumaçado” ) que dá a naturalidade e o acabamento artístico da região.

Se você quiser maiores informacões sobre a cirurgia de aumento dos seios com prótese de silicone, acesse também os tópicos pré e pós-operatórios e dúvidas freqüentes sobre silicone (faq).


Cirurgia Plastica Rio de Janeiro - Bioplastica